Reconheço que sou jovem demais para ter convivido com o toca-discos. Minha primeira lembrança musical permanece no banco traseiro do carro dos meus pais, ouvindo o primeiro álbum de Melendi, músicas que ainda lembro de cor do começo ao fim.
O fato de o rádio do carro ter quebrado não ajudou a continuar comprando muitos discos e, com o tempo, o Bluetooth tomou conta da lista de reprodução. Mesmo assim, continuei comprando alguns CDs, talvez por esse toque nostálgico capaz de fazer o tempo voltar e me levar de volta à cadeirinha do carro.
Nos últimos anos, muitas pessoas passaram pelo mesmo com o toca-discos, a ponto de ele se tornar um produto muito procurado nas lojas de eletrônicos. Mas há mais. Vamos contar a seguir.
O retorno do vinil: estas são as razões
Uma invenção de 1925, cuja época de ouro foram os anos 60 e 70. Depois de ver engenheiros se esforçarem para inovar com novos produtos, esse aparelho antigo volta com mais força do que nunca, e por várias razões.
A experiência de ouvir um disco de vinil
Recentemente, ouvi um disco de vinil pela primeira vez e fiquei de boca aberta. E isso só de ver um disco girando constantemente enquanto uma agulha percorria a faixa gravada. Mas esse simples ato é um dos pontos mais fortes do toca-discos: o ato de sentar para ouvir algo que soa puro e clássico.
Se você é um amante da música, um toca-discos permitirá que você desfrute da experiência de escolher entre os discos e, uma vez que comece a reproduzi-lo, verá que as sensações são muito diferentes das de usar outro dispositivo.
Qualidade de som
Os discos de vinil são um meio analógico, então o som tende a ser mais natural em comparação com o formato digital dos CDs. Além disso, os vinis têm uma faixa dinâmica mais ampla, o que lhes permite capturar nuances e variações com maior precisão.
Embora nos discos mais modernos a qualidade do áudio seja muito bem cuidada, nos mais antigos, as imperfeições próprias do processo de gravação são a característica mais distinta e o que mais contribui para criar uma experiência única e nostálgica.
Valor colecionável e nostálgico
Entre tantas playlists e músicas novas, os discos de vinil têm a capacidade de reter a essência do momento em que foram gravados. Além disso, para muitas pessoas, a ideia de ouvir música novamente em um formato que era popular em sua juventude é incrivelmente atraente.
Outro fator que impulsionou o retorno do vinil é seu formato físico, que atrai pessoas que buscam criar uma coleção para exibir, o que lhes dá muito mais valor. Essas coleções, com o tempo, transformaram alguns vinis em verdadeiras joias.
Fenômeno fã e merchandising
Em plena era digital, a música parece estar voltando ao som de antigamente. Não apenas por causa dos consumidores e do que já comentamos, mas porque as próprias gravadoras embarcaram nessa tendência.
Muitos artistas querem ver seu trabalho refletido nesse formato, relembrando décadas passadas em que a música viveu uma verdadeira revolução. Tanto é que algumas bandas e cantores lançaram edições exclusivas em vinil, apoiados também pela queda nas vendas de discos e pelo crescimento do streaming.
BlackSpin da Energy Sistem: design clássico, som moderno
Conseguir um design clássico, que ao mesmo tempo seja inovador e de alta qualidade sonora, é possível. Isso é demonstrado pelo toca-discos BlackSpin da Energy Sistem, fabricado em bambu, com um elegante acabamento vinilizado em preto piano e materiais de alta qualidade. É o complemento perfeito para a sua sala!
Seus dois alto-falantes integrados de 10W garantem uma experiência de áudio completa. Com sistema de tração por correia para uma reprodução suave e estável, reduzindo ruídos e vibrações. Tudo isso com uma agulha de reposição e um protetor de feltro no prato para proteger seus vinis de possíveis danos.
Perfeito para começar no mundo do vinil, pois sua função Bluetooth e USB permitirá que você ouça música enquanto pensa em qual será sua primeira aquisição.
Aqui está o link para o site da Energy Sistem, onde você encontrará muitos produtos de áudio de primeira qualidade. Esperamos ter inspirado você a comprar seu primeiro toca-discos!