Blog

A barra de som e como transformar o áudio na personagem principal do seu entretenimento

De volta ao blog
Comentários
A barra de som e como transformar o áudio na personagem principal do seu entretenimento
As barras de som surgiram no mercado de áudio, oferecendo múltiplas opções de utilização, seja para jogar videojogos, ouvir música ou ver séries e filmes com áudio de qualidade e no conforto de sua casa. Graças a esta variedade de opções de utilização, transformaram-se numa ferramenta imprescindível em qualquer espaço, melhorando significativamente a qualidade sonora dos seus ecrãs. A experiência que proporcionam assemelha-se à da utilização de óculos por pessoas com problemas de visão: melhoram a sua nitidez e mostram todos os pormenores em todas as suas frequências.

Características fundamentais de uma boa barra de som

Todos os utilizadores se questionam se o som será suficientemente potente. Pois bem, as características variam consoante a situação. Para ouvir bem o som emitido por uma barra de som numa sala ou num espaço entre 20 e 40 m2, a sua potência deve situar-se entre os 50 W e 100 W. Se a barra incluir um subwoofer, a potência do subwoofer deve situar-se entre os 100 W e 150 W para abranger toda a sala. Estas especificações são ideais caso queira utilizar a barra de som como um sistema home cinema e transformar a sua sala numa sala de cinema. No entanto, se quiser jogar colado ao ecrã, uma potência de pico de 10 a 20 W será suficiente para o seu ouvido não perder um único pormenor.

Um aspeto muito importante na barra de som são as suas ligações; estas devem ser adequadas para a correta ligação da soundbar a uma grande variedade de ecrãs como a televisão, entre outros. As entradas mais recomendadas para a sua utilização são: HDMI, ARC ou entrada ótica. Além disso, a grande maioria inclui ligação Bluetooth e entrada de áudio analógica.

Outro aspeto importante é a sensação estéreo produzida por um sistema de som. Esta sensação é determinada, entre outros fatores, pela distância física entre ambos os canais (canal esquerdo e direito). Assim, de um modo geral, quanto mais “comprida” for a barra, melhor será a sensação estéreo oferecida e melhor será a reprodução dos efeitos de som dos filmes e das séries.

Muitos modelos de barras integram efeitos digitais que melhoram significativamente o efeito estéreo, mas que prejudicam a qualidade do som. O ideal é que a barra possua uma forma larga e seja colocada sempre em posição centrada face ao ecrã.

O número de altifalantes numa barra de som também é um fator-chave na escolha da barra de som mais adequada. Existem diversos tipos de sistemas. Os mais económicos são os sistemas 2.0, úteis para ver televisão ou ouvir um pouco de música. Os sistemas 7.1 ou superiores são ideais quando procura criar uma sala de cinema quase profissional em casa.

As barras de som da ES Gaming que vão melhorar a sua experiência de jogo

A submarca ES Gaming da Energy Sistem integra dois modelos de gaming soundbar no seu vasto catálogo de produtos gaming.


A Gaming Soundbar ESG 4 Pulsar, com um som envolvente, 20 W de potência e luzes RGB, proporciona uma experiência de imersão única no jogo. Perfeita para usar com o computador no seu quarto ou na sala. A escolha do local para jogar o próximo jogo é sua!   


A Gaming Soundbar ESG 2 Sonar vai ampliar as suas possibilidades de jogo graças ao seu máximo desempenho e às suas luzes RGB. Desfrute de um som extraordinário, na TV ou no PC. Vai ouvir todos os detalhes.

Estilo, qualidade e conforto na mesma medida

Ao longo do tempo, os televisores têm vindo a ficar cada vez mais finos, mas isso nem sempre é uma vantagem. Esta mudança na espessura dos televisores prejudica sobretudo o som, dado o tamanho cada vez mais reduzido dos altifalantes. Assim, elementos como as barras de som ou os sistemas home cinema são um complemento necessário para compensar esta perda na sonoridade dos televisores.

Em contrapartida, a sua facilidade de transporte é um dos elementos-chave para que sejam imprescindíveis. Os televisores podem ser facilmente transportados de uma divisão para outra, para criar a sua própria sala de cinema ou de jogo em qualquer espaço da casa. Um outro aspeto que os distingue dos sistemas home cinema é que não requerem uma instalação complicada, não se dividem em vários elementos e não possuem cabos que incomodam.

Por sua vez, a forma e o tamanho das barras de som são ideais para que estas se encaixem perfeitamente na configuração do quarto, bem como na sala principal, tornando-se a companhia perfeita para os seus ecrãs graças a um design simples e moderno.

Deixe uma opinião
Não sou um robô
(digite o código)
reload