Da Argentina à Espanha, conquistando cada cidade onde se apresenta. Em janeiro passado, Emilia Mernes anunciou que viria a Espanha com a sua nova turnê, a ".mp3 tour", e até agora, o sucesso tem sido absoluto.
A Coruña, Murcia e Granada já experimentaram o que é um concerto de argentina, mas não serão as únicas. Até 18 de julio, cinco outras cidades terão a sorte de receber um dos maiores nomes de cena musical atual.
Datas e cidades onde Emilia se apresentará:
- Marbella, Starlite - 4 de julho de 2024
- Madrid, Wizink Center - 6 de julho de 2024 - ESGOTADO
- Algeciras, Plaza de Toros - 12 de julho de 2024
- Barcelona, Palau Sant Jordi - 14 de julho de 2024
- Valência, Cidade das Artes e das Ciências - 18 de julho de 2024
O sucesso do seu último álbum ".mp3" foi o impulso final que a sua carreira ascendente precisava. Mas como é que esta jovem de 27 anos se tornou uma das principais figuras do pop urbano mundial?
Para os novos (e nem tão novos), quem é Emilia Mernes
Emilia Mernes nasceu em 29 de outubro de 1996 na cidade argentina de Nogoyá. Com uma infância marcada pela música, aos 18 anos decidiu estudar Comunicação Social na Universidade de Buenos Aires. Enquanto isso, começou a publicar covers nas suas redes sociais, atraindo a atenção da banda uruguaia Rombai, à qual se juntou como vocalista em 2018.
Um ano depois, Emilia decidiu seguir carreira solo. “Recalienta” foi a sua carta de apresentação, um alegre tema de reggaeton que reflete em grande parte o estilo urbano que ela manteve ao longo dos anos até hoje. Desde então, lançou dois álbuns e muitos hits, incluindo colaborações com estrelas como Duki, Darell e Aitana.
Reviver os anos 2000: A proposta inovadora de .mp3
A infância de Emilia decorreu durante a primeira década dos anos 2000. Ela também passou pelo processo de escolher músicas, baixá-las e criar listas de reprodução no seu dispositivo MP3. Todo um ritual que foi substituído pelos novos serviços de streaming, mais ágeis e práticos. Mas a nostalgia é forte. E as modas sempre voltam.
O lançamento do seu segundo álbum '.mp3' é uma homenagem aos sons dos anos 2000. Pop, R&B, dance e hip-hop com ritmos modernos combinam-se nas 12 faixas que compõem o álbum. Além disso, cada videoclipe é inspirado na estática Y2K tão característica da época.
O suceso do álbum é melhor compreendido conhecendo algumas das suas colaborações, pois Emilia é acompanhada por Nathy Peluso em "Jet_set.mp3", Tini em "La_Original.mp3" e Ludmilla e ZECCA em "No_Se_Ve". Presença feminina em músicas que já ultrapassam - separadamente - os 100 milhões de streams no Spotify.
Emilia e as redes sociais: Uma aliança poderosa
Ela ganhou notoriedade nas redes sociais e fez delas a sua aliada perfeita. Quase 9 milhões de seguidores acompanham o seu dia no Instagram, onde ela publica principalmente uma mistura de reels de concertos, videoclips e imagens relacionadas ao seu trabalho.
No TikTok, mais de 8 milhões de pessoas apreciam o lado mais pessoal da artista argentina, numa plataforma que ela dominou. A sua capacidade de criar conteúdo atraente e viral fez dela uma artistas mais influentes na plataforma.
TikTok, a catapulta digital para artistas
@emiliamernes detras del humo no se veeeee 💨👀😂 @ludmilla ♬ No_se_ve.mp3 - Emilia & LUDMILLA & Zecca
Nos últimos anos, artistas desconhecidos saltaram para a fama graças a músicas que se tornaram virais no TikTok. E a rede social chinesa revolucionou a forma de compor música.
Agora, não se trata apenas das letras e da melodia. Perguntas como: a melodia é cativante? Tem um refrão atraente? É dançante? Serve para criar uma tendência? Se a resposta for sim, então poderá estar a cozinhar um potencial hit.
Isso é algo que Emilia conhece muito bem. O processo é simples: ela publica uma prévia da música e transforma-a numa tendência com uma dança. Se o vídeo se tornar viral, o público que aguarda o lançamento se amplia além dos seus fãs. E tudo sem gastar um único euro.
Esta estratégia fez com que os seus clipes de "No_Se_Ve.mp3" se aproximem dos 100 milhões de visualizações, sem contar as dos outros usuários que seguiram a tendência. A mesma estratégia aplica-se a "GTA.mp3" ou "La_Original.mp3", com números inferiores mas ainda assim contados por milhões.
Este não é um caso isolado. A TikToker Lola Lolita explicou no programa El Hormiguero que as grandes gravadoras contactam diretamente os criadores de conteúdo para promover as novas músicas dos artistas.
Do MP3 ao DVD, Emilia lança a sua nova faixa "La_Playlist.mpeg"
Se a tática funciona, por que mudá-la? No dia 20 de junho, pouco antes de começar a sua turnê pela Espanha, Emilia lançou "La Playlist.mpeg", uma nova música que mantém a essência do seu último álbum e que também é uma viagem no tempo.
Do suceso do formato mp3 à revolução do DVD. A última faixa da argentina dá início ao seu novo projeto, com as iniciais características do formato de disco e onde a nostalgia pela primeira década dos anos 2000 continua a ser o pilar fundamental.
Leitores MP3: Vintage e relevantes
A nostalgia refletida nas iniciais .mp3 não é algo anedótico. O leitor MP3 ainda é um producto muito utilizado - embora não tanto como há 10 anos - entre aqueles que ainda se apegam às velhas tecnologias ou que, pelo contrário, veem nesses dispositivos um objeto vintage.
Embora possa transmitir uma sansação de desconforto e antiguidade, a realidade é que é uma opção ideal para ouvir música sem conexão à Internet ou dispositivos móveis. São perfeitos, por exemplo, para fazer exercício sem distrações.
Embora possamos lembrar dos cabos incõmodos, os MP3 evoluíram muito, com exemplos como os dispositivos da Energy Sistem. Com conexão Bluetooth, qualidade de som, até 128 GB de armazenamento e entrada para cartão SD. Pode encontrá-los todos clicando aqui.
O passado pode ser uma fonte inesgotável de inspiração e Emilia chegou para nos lembrar disso. Os seus concertos são uma explosão de energia que vai percorrer a Espanha até 18 de julho. Se quer viver essa experiência, não relaxe. Não restam muito bilhetes!