Se ainda conduz um automóvel com rádio sem ligação sem fios, é bem provável que conheça as vantagens de usar um transmissor Bluetooth. Trata-se de um dispositivo que permite ouvir a sua música preferida, a partir do seu smartphone, de uma unidade de memória USB ou de um cartão Micro SD, numa frequência FM que o próprio dispositivo é capaz de emitir. No entanto, sabe como explorar todas as potencialidades do seu transmissor Bluetooth e conseguir a melhor experiência de som? Tome nota destas sugestões.
Localize uma frequência de rádio sem sinal
Para desfrutar da sua música preferida através do transmissor Bluetooth, e com a melhor qualidade de som, é importante selecionar a frequência correta no rádio do seu automóvel. O mais recomendável é localizar uma frequência que não esteja a receber nenhum sinal.
Por exemplo, vamos supor que entre 91.3 e 93.0 da emissora do seu automóvel, não recebe nenhuma emissora de rádio. Neste caso, o ideal seria configurar o transmissor para emitir na frequência 92.00, longe das outras duas frequências. Porquê? Porque assim evita ouvir os “ecos” das emissoras mais próximas. Que nada interrompa a sua playlist!
Para viagens longas, utilize a saída de áudio do transmissor Bluetooth
O conselho anterior é excelente, mas quando faz viagens longas em que tem de mudar de distrito, é melhor recorrer a outra estratégia para o seu transmissor Bluetooth. As frequências usadas para a emissão das estações de rádio costumam mudar de distrito para distrito. Se tinha sintonizado o seu rádio em 92.0 porque estava livre, é possível que ao mudar de distrito tenha de voltar a procurar outra frequência, porque esta poderá estar “ocupada” por uma emissora local.
Como solucionar este problema? É muito fácil: utilize a saída de áudio do seu transmissor Bluetooth (ligação jack de 3,5 mm). Para utilizar esta saída de áudio, é necessário que o rádio do seu automóvel disponha de uma ENTRADA AUX (é fácil de identificar, tem a forma da ligação dos auriculares, ou dois conectores RCA de cor branca e vermelha). Neste caso, só tem de ligar diretamente o seu transmissor FM, da saída de áudio à entrada auxiliar do rádio do automóvel. Desta forma, evitará que as emissoras locais se “colem” às frequências. Além disso, o som será mais nítido e claro.
É verdade que nem todos os transmissores Bluetooth de automóvel possuem esta saída de áudio, pelo que deverá garantir que dispõe desta característica técnica no momento da compra. Conhece o Car FM Xtra da Energy Sistem? Um transmissor FM com ligação sem fios Bluetooth e saída de áudio para que nada interrompa a sua música nas suas viagens estrada fora.
Possui ainda um ecrã LCD de 1,4 polegadas, navegação por pastas e ligação USB para ouvir música a partir de uma unidade de memória USB de até 128 GB.