Certamente que já teve situações em que sentiu desconforto e dor no seu pulso depois de passar horas a fio a trabalhar ao computador. É algo muito comum e resulta, em parte, da posição em que coloca a mão quando trabalha com um rato horizontal. Por isso, cada vez mais pessoas optam por usar um
rato vertical, pelo seu design muito mais ergonómico. Continue a ler porque vamos explicar-lhe tudo o que precisa de saber sobre este tipo de rato para PC.
Porque é que sentimos o pulso cansado com um rato comum?
Os ratos de computador comuns não são prejudiciais por si só. Sucede que, depois de muitas horas de trabalho, podemos sentir cansaço no pulso e no antebraço, inclusive uma dor persistente. Isto acontece porque, ao manter uma posição paralela com a superfície da mesa, forçamos as articulações da mão e do braço. Podemos dizer que a postura que adotamos para segurar o rato não é de todo natural.Quais são as vantagens do rato vertical?
O design de um rato ergonómico vertical é pensado, precisamente, para evitar essa pressão que é exercida sobre a articulação quando trabalhamos ao computador. Se reparar na posição natural das palmas da mão relativamente ao corpo, verá que estão de frente uma para a outra. É essa a postura que o design do rato vertical tenta respeitar. A mão mantém-se na lateral do dispositivo e o braço permanece numa posição natural. Isto ajuda manter esta parte do corpo relaxada e a reduzir a tensão muscular e a pressão nesta zona. Desta forma, o resto do antebraço e do corpo adotam uma postura muito mais descontraída.
O pulso não se dobra e é possível trabalhar durante várias horas com uma postura mais natural da mão, graças precisamente a este design vertical. Assim, os ratos verticais oferecem uma maior ergonomia e adaptam-se muito melhor a diferentes tamanhos e formas da mão.
É o caso do
Office Mouse 5 Comfy, o rato ergonómico da Energy Sistem com design vertical, concebido especialmente para o escritório e o teletrabalho. Além disso, possui uma superfície com textura suave, que permite um agarrar firme e natural enquanto trabalha. Não requer instalação de software graças à sua ligação sem fios RF “plug and play”. E inclui ainda uma bateria interna, para esquecer os fios e trabalhar de forma muito mais confortável.
É verdade que a transição de um rato comum para um rato vertical exige algum tempo de adaptação. É preciso habituar-se à nova posição e a trabalhar com ele, mas depois já não o vai querer trocar! Quer experimentar?